Automatização dos sistemas de pagamento revoluciona organizações
O dia a dia da gestão empresarial é marcado por incertezas ligadas ao perfil do consumidor, ao modelo de negócio e à sustentabilidade financeira – tensões ainda mais prementes depois da pandemia de coronavírus
Lidar com tudo isso não é tarefa fácil e muitos empreendedores ainda precisam gerenciar manualmente todos os seus pagamentos, com grande margem para erros e inconsistências. A automatização dos sistemas de pagamento promete revolucionar as organizações, e neste post tentaremos entender por quê.
Por mais que a empresa disponha de um departamento de contabilidade eficiente, o volume de trabalho é muito expressivo. São dezenas de novas demandas diárias: conciliar recebimentos de compradores com pagamentos de fornecedores e obrigações fiscais, patronais e tributárias.
A administração do fluxo de caixa se torna um exercício de futurologia, com a previsão do que pode entrar e a necessidade do que precisa sair. Qualquer furo nesta estratégia embaralha as contas e é necessário começar tudo de novo. Você, gestor, quando mais precisa de uma planilha de custos e previsões, não tem esse papel em mãos – justamente por conta da imprevisibilidade financeira.
Ao automatizar o sistema de pagamentos, boa parte desses problemas desaparece, porque a empresa ganha um aliado que sistematiza recebíveis e compromissos, ordena os pagamentos por prioridades, gera automaticamente boletos e outras formas de recebimento, antecipa receitas e prevê desembolsos
Tudo sem a intermediação de elementos humanos no meio do processo, o que mitiga a possibilidade de erros. Em jogo, estão quatro palavras: organização, segurança, escalabilidade e transparência.
Organização
Imagine eliminar pilhas e pilhas de papéis e planilhas, que darão lugar a sistemas integrados que se comunicam e apresentam relatórios periódicos, a qualquer tempo.
Ao automatizar seus pagamentos, sua empresa ganha poder de banco, com a alimentação em tempo real dos dados financeiros, agora armazenados em nuvem.
Isso vale para todos os processos: Desde o consumidor, que passará a comprar seu produto e gerar o boleto diretamente em seu site, passando pelo colaborador, que poderá ter seus dados lançados em folha de pagamento digital, até o fornecedor, honrando seus compromissos em dia.
Segurança
A automatização normalmente vem acompanhada da emissão de certificados digitais, cupons fiscais em consonância com o que pede o Fisco, criptografia de dados seus e dos clientes e poderosos sistemas antivírus.
Quem é do tempo da contabilidade analógica já deve ter passado pelo pesadelo de perder um cálculo complexo por perda de dados ou até mesmo por queda de energia. Com a automatização, os dados saem de seu controle manual e ingressam na proteção em nuvem.
Escalabilidade
Já pensou em ter pleno controle sobre suas finanças?
Parece óbvio, mas sabemos que não é bem assim.
Na rotina das organizações, muitas vezes o empresário se vê refém da própria gestão financeira, com pouca margem de investimentos e represamento de recursos para as obrigações.
A escalabilidade consiste na possibilidade de manejar e até transpor recursos, entendendo a previsão orçamentária e o padrão de recebimentos que a empresa costuma honrar todos os meses.
Transparência
Não é por acaso que iniciativas de compliance fazem parte de qualquer programa de certificação atual. A cobrança por atitudes mais justas e transparentes não se circunscreve ao poder público e – ainda bem – chegou ao mundo corporativo.
Ao automatizar os sistemas de pagamento, sua empresa adere a normas de segurança e transparência que dão rigidez à gestão, afinal de contas, não haverá mais falhas nos recebimentos e nas saídas, nem por erros, muito menos por má fé do responsável pelo setor.
Empresas que asseguram a proteção de dados de parceiros e fornecedores e que prezam por suas obrigações na certa estão investindo na automatização dos sistemas de pagamento.
Nessa hora, as corporações procuram o FitBank.
Fintech estabelecida há mais de 5 anos no Brasil e especialista em gestão de meios de pagamento, a empresa é aliada no fornecimento de informações e sistemas que dão poder de banco para sua empresa, integrando a gestão financeira ao sistema bancário de maneira organizada, segura, escalável e transparente.