Blog

Banco Central garante que o Pix é seguro

Postado em: 27/10/2020

Especial Pix - Em 27.10.2020 

Em entrevista à ANABB, o BC afirma que a nova ferramenta é tão segura como qualquer outra transação bancária

A partir de 16 de novembro, o Pix começará a funcionar. O cadastro nas instituições para aderir à ferramenta já iniciou desde 5 de outubro. Mais de 50 milhões de chaves Pix, que serão utilizadas para identificação e uso do novo sistema de pagamentos e transferências, já foram cadastradas. E a pergunta de muitos associados da ANABB é: o Pix é seguro?

O Banco Central do Brasil garante que sim. Para tentar responder o mais correto possível, a ANABB foi em busca de informações direto na fonte, com criador da ferramenta que respondeu uma série de questionamentos enviados pela Associação.

De acordo com o BC, o Pix tem camadas adicionais de segurança exclusivas, alinhadas com as novas tecnologias. Além da proteção da rede pelo Sistema Financeiro Nacional, o Pix conta com técnicas de biometria, autenticação de dois fatores e reconhecimento facial.

“O Pix apresenta segurança superior aos demais instrumentos de pagamento nos crimes ‘sem contato pessoal’, considerando as exigências de autenticação robusta utilizando senha, biometria ou reconhecimento facial. Todos esses mecanismos em conjunto fazem o Pix um meio de pagamento tão ou mais seguro que os demais, a exemplo de transferências bancárias e cartões”, disse o Banco Central.

O BC desempenha dois papéis no âmbito do Pix: o de regulador, definindo as regras de funcionamento do pagamento instantâneo, e o de gestor das plataformas operacionais, provendo as infraestruturas tecnológicas necessárias.

COMO CADASTRAR A CHAVE PIX COM SEGURANÇA

A forma mais segura de fazer o cadastro de uma chave do Pix é pelo aplicativo da instituição financeira, de forma voluntária e sem partir de nenhum link recebido via SMS ou e-mail. No Banco do Brasil já existe a opção disponível no site e aplicativo do BB.

Confira algumas dicas repassadas pelo Banco Central para evitar que os associados caiam em fraudes ou exponham os seus dados:

  • Não entre em sites ou instale no celular aplicativos desconhecidos.
  •  Não há sites ou aplicativos do Banco Central ou do Pix criados exclusivamente para cadastramento das chaves, nem para a realização das transações Pix.
  • O cadastramento das chaves é realizado em ambiente logado no aplicativo ou site da sua instituição de relacionamento, o mesmo que já é utilizado para as demais transações financeiras, como consultar saldo, fazer transferências ou tomar dinheiro emprestado.
  • O cadastramento das chaves requer o consentimento do cliente e para cadastrar a chave Pix é feita uma validação em duas etapas. O cadastro do número de celular ou do e-mail como chave Pix depende da confirmação por meio de um código que será enviado, por exemplo, por SMS ou para o e-mail informado. Já o CPF/CNPJ só pode ser usado como chave se estiver vinculado à conta, informação necessária no momento de sua abertura, comprovada por meio de documento.

O Banco Central tem monitorado e supervisionado continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes. Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o BC enfatiza que punirá os infratores nos termos da regulação vigente.

Clique aqui e confira a lista de empresas cadastradas para oferecer o Pix.

Na próxima matéria mostraremos o passo a passo de como cadastrar a chave Pix no Banco do Brasil. Acompanhe!