Blog
Curiosidades

Cavalos produzem anticorpos contra Covid

Postado em: 14/08/2020

Estudo mostra que soro equino é mais eficiente do que o plasma de pessoas que já tiveram o vírus
 
Um estudo realizado no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que soros produzidos por cavalos para o tratamento da Covid-19 podem ter até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença do que os plasmas de pessoas que já tiveram a doença. A informação é da Agência Brasil.
 
O experimento começou em maio com cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB). Os animais foram inoculados com a proteína S recombinante do novo coronavírus, produzida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e, após 70 dias, os plasmas dos equinos foram avaliados. O soro dos cavalos é considerado hiperimune 
 

Os resultados causaram surpresa nos pesquisadores. Quatro dos cinco equinos responderam muito rapidamente. O coordenador do projeto,  Jerson Lima Silva , explicou que outra vantagem do estudo é que ele é complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus. A ideia é que o soro produzido a partir dos plasmas dos equinos inoculados seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar. “A gente está bem otimista. Mas essa é uma etapa que tem de ser feita”, disse Silva.

Diante dos bons resultados o experimento terá o pedido de patente para garantia do processos tecnológico brasileiro.O trabalho científico envolve parceria da UFRJ, IVB, Coppe/UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).