Blog

GOVERNO ESTUDA CRIAÇÃO DE POLO DE INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA NO RIO

Postado em: 27/05/2019

A ideia é agregar órgãos públicos ligados à agricultura, ciência e tecnologia, universidades e iniciativa privada em prol do desenvolvimento do setor

O governo estuda criar um polo de inovação agropecuária no Rio de Janeiro. A ideia é reunir órgãos públicos ligados à agricultura, ciência e tecnologia, universidades e iniciativa privada. Além de desenvolver a produção regional, o grupo também trabalhará na difusão de conhecimento em benefício de outras regiões do país.

O diretor de Apoio à Inovação para a Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Cláudio de França, discutiu a iniciativa durante a 8ª Conferência Green Rio, na sexta-feira, dia 24, com representantes da Secretaria de Estado de Agricultura do Estado (Seappa-RJ), da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio (Pesagro-Rio), e da Embrapa Solos.

Segundo França, o ministério já está analisando o instrumento jurídico mais apropriado para viabilizar a articulação interinstitucional necessária. “O objetivo é coordenar todas as iniciativas de inovação para agricultura, de forma aberta e transparente para potencializar os esforços das instituições no objetivo comum de elevar a produtividade da agricultura e melhorar os padrões de vida no campo”, declara.

Presidente da Pesagro-Rio, Nilton Leal destacou durante a reunião a importância da iniciativa para a pesquisa agropecuária no Rio de Janeiro. “Será a grande chance de salto em pesquisa e desenvolvimento na área da agricultura familiar que permitirá ao estado do Rio de Janeiro planejar uma agricultura com visão de futuro, de desenvolvimento”, afirma.

Também participaram da reunião o chefe da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro e o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário, da Superintendência Federal de Agricultura no RJ, Celso Merola.


https://agevolution.canalrural.com.br/governo-polo-de-inovacao-rio/