Blog
Curiosidades

Hereford e Simental: parecem, mas não são iguais

Postado em: 20/07/2020

Nesse embate entre Hereford e Simental há uma única certeza, são raças capazes de produzir muita carne e seus rebanhos tem aumentado no Brasil

Entender sobre as diversas raças de gado disponíveis no mercado é uma obrigação para o produtor rural antenado que quer sempre ter mais resultados com sua propriedade. Antes de tudo, precisamos entender a origem das duas raças para que daí possamos elencar as diferenças. Ambas tem origem de países europeus, poucos distantes, mas com suas características reservadas.

A raça Hereford é originária do condado inglês de mesmo nome, zona de topografia ondulada e que apresenta condições climáticas favoráveis para a produção de pastos superiores. Apesar deste ambiente natural, de vales e planícies com solos férteis, a raça se encontra hoje difundida de forma tão ampla por todo o mundo, que resulta de todo impossível definir a topografia e tipos de solo que melhor se adaptam à raça.

A raça Simental é considerada uma das raças taurinas mais antigas do mundo. Originária da Suíça, os primeiros animais se estabeleceram no Vale do Rio Simen, de onde a raça herdou o nome Simental. Em 1888 os diversos sindicatos de criadores se reuniram criando a Federação Suíça dos Criadores da Raça Simental. Características da raça Hereford

Características da raça Hereford

A pelagem da raça Hereford caracteriza-se por ser vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça. A pelagem vermelha, com cara, ventre e extremidades da cauda e partes inferiores das patas totalmente branca, é chamada de ” Pampa “. A cara branca é dominante nos cruzamentos permanecendo nos mestiços por várias gerações.

A pelagem da raça Hereford caracteriza-se por ser vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça. A pelagem vermelha, com cara, ventre e extremidades da cauda e partes inferiores das patas totalmente branca, é chamada de ” Pampa “. A cara branca é dominante nos cruzamentos permanecendo nos mestiços por várias gerações.

Os criadores estão cada vez mais a procura de animais com pelagem vermelha ao redor dos olhos, que constitui defesa contra a exposição a forte luz solar, pois acredita-se que isso reduza a formação de vesículas e de câncer nos olhos. OS TOUROS PESAM EM MÉDIA 1.200 KG, COM VACAS PESANDO CERCA DE 800 KG.

OS TOUROS PESAM EM MÉDIA 1.200 KG, COM VACAS PESANDO CERCA DE 800 KG.

Habilidades produtivas da raça Hereford

Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte Hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como a raça básica. Fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as características de corte básicas, que asseguram que o gado de cara branca continuará a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina. Mais lidas do mês: Matador de onça é procurado pela polícia Peão a cavalo pega Javali no laço, vídeo é impressionante! Resultado da maior caça do javali do Brasil, veja o vídeo! Churrasco de fim de ano no Brasil está ameaçado Faca de roçadeira escapa e mata boi, imagens fortes Arroba do boi bate R$ 206,00 e tem novo recorde! Gado famoso por seu tamanho, resistência e aptidão para a produção de carne, devido a sua conformação e capacidade de engorda, é considerada razoavelmente rústica e prolífica. A produção de carne é a sua aptidão principal. O gado é resistente ao extremo em condições adversas, tanto ou mais que qualquer outra raça européia. São animais bastantes eficientes em regime de pasto, apresentando neste contexto terminação adequada ao produzir carcaças de carne bem marmoreada, como o mercado exige. Engordam bem em boas pastagens.

Os touros devem apresentar características masculinas destacadas e esqueleto vigoroso, proporcional a massa corporal. Vacas Hereford As vacas devem apresentar caracteres de marcada feminilidade, boa capacidade abdominal, assim como condições leiteiras satisfatórias, com uberes bem colocados, porem dá leite apenas para o terneiro, que cresce gordo e sadio.

 

Características da raça

O Simental é uma raça especializada tanto na produção de leite quanto na produção de carne. No Brasil, os touros Simental são cruzados com Girolando ou Holandês, visando a melhoria á produção leiteira. Quanto à produção carne, além dos animais puros, uma prática muito adotada pelos criadores é o conhecido cruzamento industrial. Os touros Simental são colocados na vacada Nelore visando aliar o ganho de peso do gado taurino à rusticidade do Nelore. Dentre as características mais marcantes desta raça podem-se destacar a precocidade sexual das fêmeas e dos machos. Foto: Casa Branca A raça Simental possui pelagem amarelada ou vermelha, com manchas brancas características. A cabeça, o ventre, as patas e a vassoura da cauda são de cor branca. O corpo pode apresentar uma variação de manchas brancas, principalmente nas espáduas e nos flancos. É importante, no entanto, para o padrão da raça, que as manchas brancas sejam contínuas e não fragmentadas em várias manchas pequenas.

A pele do Simental é ligeiramente pigmentada e apresenta espessura média. O focinho é claro e os chifres são finos, de cor branca-amarelada. Importante ressaltar que a raça tem várias linhagens, dentre elas estão: Simental Suíça Simental Austríaca Simental Alemã Simental Francesa Simental Canadense Simental Americana Simental Sul Africana No Brasil há registro de várias linhagens, principalmente da Sul Africana, que tem sua origem fundamentada basicamente na linhagem alemã, composta de animais de um frame menor, evidenciando uma maior precocidade produtiva e reprodutiva. Foi selecionada, visando obter animais com maior adaptabilidade, principalmente em relação a condições de alta temperatura e alta radiação, buscando assim animais com maior teor de pigmento e com pêlo curto. Como é o caso da Casa Branca Agropastorial, que cria a raça de linhagem sul africana.

Leia mais em: https://www.comprerural.com/hereford-x-simental-parecem-mas-nao-sao-iguais/