Blog

Home > Startups e inovação Mercado de startups: a Evolução do Rio Grande do Sul

Postado em: 02/04/2019

Estado conquistou 2º lugar no Top 10 estados com mais startups, ultrapassando Minas Gerais e Rio de Janeiro

ABStartups

Hoje às 7h00

O Brasil não é um país homogêneo. Portanto, não é de se estranhar que a distribuição de startups pelo país também não seja. Nem que os grandes centros urbanos do país também sejam os locais com a maior concentração de soluções inovadoras. Isso porque, eles costumam oferecer o ambiente idealpara o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Mudança de cenário

Quando falamos de densidade de startups, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram os rankings. Visto que centralizam as grandes capitais econômicas do país, faz sentido. Entretanto, temos visto crescimento em outras regiões, como o sul. No último ano, o estado do Rio Grande do Sul evolui em número de startups mapeadas.  Hoje, está em 2º lugar no top 10 estados com mais startups do StartupBase.

Veja mais em: StartupBase

Entre as cidades com maior número de startups, a região sul também aparece entre os destaques, em 3º lugar com Porto Alegre (543 startups), perdendo apenas para São Paulo (2.282) e Rio de Janeiro (627).

Esse crescimento pode ser relacionado ao fortalecimento da comunidade de startups, as novas oportunidades do mercado e ao trabalho dos agentes de fomento que estão ativos na região.

E o crescimento de dados em nossa base, significa que a comunidade se tornou mais engajada e conectada.  E fornecendo cada vez mais informações consistentes sobre a comunidade. Isso é incrível porque nos permite uma visão muito melhor sobre a evolução empreendedora que está acontecendo por lá! 

A comunidade de startups no Rio Grande do Sul

Atualmente, temos 909 startups mapeadas no Rio Grande do Sul. Esse número representa uma crescente na evolução de startups do estado ao longo dos anos. É possível perceber um pico crescente a partir de 2017 que se mantém até os dias de hoje.

Número de startups no estado do Rio Grande do Sul por ano *

* Número representa as startups mapeadas em nosso banco de dados

Concentração de startups por cidade (RS)

Entre os fatores que contribuem para Porto Alegre estar em 1º lugar é  o desenvolvimento dessa comunidade está a presença de 13 parques tecnológicos. Eles acabam sendo um importante processo para estimular inovação com a cooperação entre iniciativa privada, poder público e as universidades. Entre os parques, destaque para o TecnoPuc e o Tecnosinos que juntos reúnem mais de 200 empresas e são responsáveis pela geração de mais de 10 mil empregos.

Além disso, a região abriga grandes empresas que se relacionam com as iniciativas empreendedoras de lá, como: Grupo Gardau, Sicredi, Getnet e Dell e o trabalho de aceleradoras como Ventuir, Wow e Grow +.

"A comunidade RS cresceu muito nos últimos anos. Além de ter mais pessoas conectadas, o nível de maturidade está muito melhor. Estamos convivendo num ecossistema com muitas discussões produtivas que estão acelerando as novas startups e gerando aprendizado para todos”, explica Juliano Murlick, CEO e co-founder da Triider.

Conheça as comunidades de startups pelo Brasil

Se você ainda não conhece muito sobre as comunidades de startups que existem hohe no Brasil, ou quer contribuir com informações sobre sua comunidade para os nossos mapeamentos, acesse a página com todos os estudos e veja como contribuir.


https://itforum365.com.br/colunas/mercado-de-startups-a-evolucao-do-rio-grande-do-sul/