Blog

Ipea eleva previsão do PIB Agro para alta de 0,6% em 2019

Postado em: 28/05/2019

Previsão era de 0,4% em fevereiro. Revisão reflete perspectivas positivas para o setor pecuário

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou, hoje, sua previsão para o PIB agro de 2019, de 0,4% previstos em fevereiro deste ano para 0,6%. A melhora da projeção, explica o instituto, é puxada pela perspectiva de crescimento para todos os itens da produção animal, com destaque para a produção de bovinos, suínos e leite.

O setor pecuário, destaca o Ipea, deve apresentar crescimento de 3% no setor de bovinos; 2,1% no setor de leite; 2,1% no setor de frango; 4,6% no setor de ovos e de expressivos 5,6% em suínos, puxado pelo cenário externo após a peste suína africana na China.

No caso do setor agrícola, o instituto prevê leva alta de 0,1% após queda de 0,8% no ano passado. O resultado é pressionado por uma queda de 4,4% na produção de soja após problemas climáticos na região Centro-Sul do país. O Ipea ainda menciona queda de 10% na produção de café devido à bienalidade negativa das lavouras.

“Para o cálculo do PIB, o peso elevado dessas culturas no valor adicionado compensa quase completamente os crescimentos expressivos de 12,6% para o milho e de 29% para o algodão em caroço”, explica o instituto em nota.