Blog
Inovação

Microsoft conquista novos clientes: as vacas

Postado em: 28/07/2020

Gigante do software fecha parceria com cooperativa de lácteos para equipar as vacas com sensores e levar IA para cultivos

O CEO da Microsoft Satya Nadella anunciou, em julho, uma parceria com Land O’Lakes, terceira maior cooperativa agrícola dos Estados Unidos, para criação de uma plataforma Agro 4.0 de gestão de todos os ciclos produtivos.

Segundo o site Wired, a solução usará inteligência artificial para ajudar os produtores a monitorar e manejar as vacas, planejar seus ciclos de colheita, proteger seus solos e colher mais grãos.

As empresas também tentarão aumentar o acesso à banda larga nas áreas rurais e tornar mais fácil para os agricultores obter crédito pela remoção de carbono.

“O modelo de negócios da Microsoft não é para exaltar a nossa tecnologia. Visamos criar tecnologia para que outros possam criar mais tecnologia e inteligência”, disse Nadella, que foi nomeado por Bill Gates.

Em outras palavras, é uma estratégia do executivo desde que assumiu o cargo em 2014: parceria com empresas que normalmente não são consideradas empresas de tecnologia.

Inclusive, a gigante dos softwares também tem a solução FarmBeat patenteada aqui no Brasil, como noticiamos no ano passado.

Agro 4.0

A premissa do acordo é que a agricultura é uma indústria dependente de dados, mas ocorre em locais onde os dados são difíceis por instabilidade na eletricidade, Wi-Fi irregular e sensores “cobertos lama”.

“É um setor em que a IA significa inseminação artificial e onde a família mediana perde dinheiro com a agricultura. Mas os agricultores sabem que podem tirar mais proveito de cada hectare se puderem prever microclimas e os dias exatos para fertilizar”, comentou.

Segundo Nadella, o agronegócio é um setor atraente para a outra IA, inteligência artificial, porque os dados são coletados há anos, mas nunca são totalmente utilizados.

Beth Ford, CEO da Land O’Lakes, disse que se sentiu atraída pela parceria pelo mesmo motivo, já que os agricultores coletaram dados por gerações como no “Almanaque do Fazendeiro” que tem previsões meteorológicas há mais de 200 anos.

“Ter dados é uma coisa. Ter os recursos de nuvem e IA da segunda empresa mais valiosa do mundo é outra. É isso que a Microsoft traz para o curral. Sua experiência vai nos ajudar a entender como podemos capturar esses dados e como podemos aprimorá-los”, resumiu.

Monitoramento digital de rebanhos é um tema importante que já abordamos no site e nos programas do AgEvolution algumas vezes com ótimos exemplos no Brasil, como a Intergado, a CowMed e outras.