Blog

No Brasil que dá certo, sobram vagas de emprego?

Postado em: 17/03/2019

São Paulo, 18 de fevereiro de 2019.
A taxa de desemprego no Brasil é de 12,2 por cento. A economia cresce pouco e os escândalos políticos prejudicam ainda mais o desenvolvimento do país. Esse Brasil, relatado aí em cima, é o país da grande maioria dos brasileiros. Porém, existe um novo Brasil, onde sobram empregos, as empresas crescem e as pessoas são mais felizes no trabalho. Esse é o Brasil das startups! Só neste início de ano, o Nubank anunciou 400 novas vagas de emprego. No iFood, serão 1.000 novas vagas ao longo do ano. Na CargoX são 400 novos empregos; na Movile, serão mais 600 vagas.
Uma quantidade enorme de empregos está sendo gerada pelas empresas de tecnologia que estão mudando a cara de muitos mercados no Brasil. Mas, se por um lado isso é um fato extremamente relevante e importante para o país, há outro lado que preocupa: a falta de pessoas preparadas para ocupar essas vagas. A grande maioria das startups brasileiras nasceu de 2010 pra cá. E muitas delas desempenham atividades ou trabalham em setores que não existiam até pouco tempo atrás. Isso significa que existem poucas pessoas preparadas para trabalhar em negócios relativamente novos, com ambiente de trabalho diferente do tradicional e com a exigência de habilidades até então pouco exploradas nos empregos “tradicionais”.
Em muitas startups, o ritmo de trabalho é diferente: as pessoas têm mais liberdade, não têm regra para roupas, podem jogar videogame ou dormir no meio do expediente... é um mundo completamente novo para quem está acostumado com as empresas tradicionais. Só que, ultimamente, temos visto um desejo enorme das pessoas em migrarem do modelo atual de emprego para o “modo startup”, no qual o propósito é mais forte que a hierarquia, há mais contexto e menos controle e as pessoas boas são contratadas e deixadas em paz para desempenharem o seu papel. Mas para fazer essa transição – e conseguir uma vaga nessas empresas – é preciso entender como elas funcionam e o que elas buscam nos profissionais. Você 2.0: como sair do emprego chato e trabalhar na empresa dos seus sonhos?
Para ajudá-lo nessa jornada, criamos uma aula gratuita chamada Você 2.0. Nela vamos falar sobre tudo isso e mostrar o que você precisa fazer – e aprender – para ser um profissional desejado por essas startups. Clique neste link, inscreva-se agora e faça um “novo começo” na sua carreira. É gratuito!
Um forte abraço, Junior Borneli - Fundador da StartSe