Blog


O que é uma empresa startup?

17/03/2019 Fonte:
Anterior Próximo

Muito tem se ouvido falar em empresas startups. Mas o que realmente significa este termo? Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Mas para ser considerada um startup, a empresa deve ainda seguir alguns padrões e estar dentro de um perfil específico. Saiba o que é um startup e entenda porque elas estão em alta no mercado.

Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica dos startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo.

Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups. Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo dado pelo consultor Yuri Gitahy, especialista em startups, é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: - O franqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro. Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras são empresas startups.

Quando falamos em startups, outra palavra que surge com frequência a é investimento. Devido ao ambiente de incerteza que é desenvolvido o negócio, até que o modelo certo seja encontrado, o investimento utilizado é de risco. Mas existe uma série de investidores que buscam por empresas startups para investirem, por isso o empreendimento que desenvolve um bom plano de negócios possuiu mais chances de sucesso em encontrar investidores. Startups também não são somente empresas de Internet. Elas só são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria. Além disso, muitas cabeças pensantes já descobriram que a maior riqueza do homem é ele mesmo. E que ele não precisa de um bem material para transformar em dinheiro, quando ele tem boas ideias. Por isso, fique atento às novas ideias, talvez sejam elas as novas startups que vão mudar a maneira como a sociedade se comporta, consome e se relaciona. Fonte: Sebrae