Os executivos dos bancos pensam como fintechs?
Em 2018, quatro fintechs brasileiras se tornaram bilionárias.
Nubank, Stone, PagSeguro e Brex conseguiram se infiltrar no mercado, mesmo enfrentando o gigantesco poder econômico dos grandes bancos.
Apesar dos grandes bancos e empresas tradicionais do mercado financeiro continuarem prosperando, elas começaram a perceber que parte dos seus clientes enxergou, nas fintechs, serviços mais baratos e de melhor qualidade.
O Nubank, por exemplo, possui mais de 5 milhões de clientes e é o maior banco digital fora da Ásia, onde fintechs chinesas destruíram o mercado tradicional.
Stone e PagSeguro, por exemplo, fizeram IPOs bilionários na Nasdaq, captando 1,5 bilhão e 2,7 bilhões de dólares, respectivamente.
E esses movimentos não se parecem com “pontos fora da curva”. Pelo menos outras 5 fintechs brasileiras podem se tornar bilionárias em pouco tempo: Creditas, Guia Bolso, Geru, Ebanx e Neon.
Os grandes bancos entenderam esse movimento no mercado e estão se aproximando das startups. Bradesco e Itaú construíram prédios para abrigar empresas e têm programas de incentivo.
Porém, poucos sabem qual é o verdadeiro segredo para o sucesso das fintechs. Não é a tecnologia, não são produtos inovadores... é a mudança de mindset que proporciona essa ruptura no mercado.
As fintechs colocam o cliente como protagonista, oferecem produtos alinhados com as necessidades desses clientes, cobram preços justos pelos serviços ofertados e ousam fazer diferente.
Além disso, têm uma cultura de tolerância ao erro, incentivam a inovação e oferecem uma gestão alinhada aos interesses de todos.
Com o sucesso das fintechs, muitos perguntam se os bancos vão deixar de existir no futuro. Ninguém sabe a resposta. Mas um exemplo de 2007 serve de alerta.
Naquele ano, do lançamento do iPhone, a Nokia detinha 65 por cento do mercado global de celulares, com 1 bilhão de aparelhos ativos. Apenas 3 anos depois, em 2010, sua participação cai para 6 por cento.
A verdade é que os ciclos de liderança de mercado das grandes empresas está cada vez menor. Por isso é muito importante entender o mindset e a forma de trabalho das empresas mais inovadoras da atualidade.
E para quem é executivo do mercado financeiro, o Fintech Executive Program é o programa ideal.
Nele o participante vai aprender sobre as técnicas de gestão e modelos de negócio que geraram as fintechs bilionárias até aqui, trazendo também os principais insights do Vale do Silício e da China, onde a StartSe mantém filiais.
>> Quero me candidatar a uma das vagas
O programa é limitado a 20 pessoas e exclusivo para executivos do mercado financeiro. Para participar, é necessário preencher um formulário e ser aprovado no processo seletivo.
>> Clique aqui para se candidatar a uma das vagas
Espero que você seja selecionado para estar conosco no próximo dia 28 de maio. Boa sorte!
Um forte abraço,
Junior Borneli — Fundador da StartSe