Blog
CuriosidadesInovaçãoRaças

Plasma de cavalos pode tratar Covid-19

Postado em: 25/05/2020

Medicamento é do mesmo tipo dos usados contra a raiva e picada de animais

O Instituto Vital Brazil e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão testando um soro para tratar a Covid-19. O medicamento seria hiperimune e feito a partir do plasma sanguíneo dos cavalos, conforme informou a Agência Brasil.

O medicamento é o mesmo tipo usado contra raiva e contra picada de insetos peçonhentos. O sangue equino produz agentes de defesa contra a toxina inoculada no corpo e, assim, produz anticorpos que resultam no soro. 

Na próxima quarta-feira (27) a UFRJ dará início aos testes, isolando e inativando o coronavírus para que ele possa ser inoculado em cavalos do Instituto Vital Brazil. Se os resultados forem satisfatórios o soro poderá ser testado em humanos em quatro meses. Em seis meses, seria possível produzir o soro em grande escala. A capacidade do instituto é de produzir até 100 mil tratamentos por ano.

Outra pesquisa no mesmo sentido estuda anticorpos e DNA de lhamas. Com os dois estudos, é possível apostar no processo que der resultados mais rápidos.

“Já vimos em muitas pesquisas realizadas pelo mundo em que o tratamento a partir do plasma de pessoas curadas da Covid-19 teve efeito positivo no tratamento de infectados em estado grave. A ideia é fazer um experimento agora a partir do plasma de cavalos, para que possa ser produzido em grande escala”, afirma o presidente do instituto, Adilson Stolet, à reportagem da Agência Brasil.