Blog

Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais startups no país; confira o mapa da inovação do Estado

Postado em: 04/02/2020

O Rio Grande do Sul entrou 2020 como o terceiro Estado com maior número de startups no Brasil, mostram dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A contagem até início de fevereiro soma 922 jovens empresas gaúchas trabalhando com inovação tecnológica, atrás apenas de Minas Gerais (1,1 mil) e São Paulo (3.817), mas à frente de Rio de Janeiro (843) e Paraná (644). Porto Alegre é a quarta capital na lista, com 551 startups.

Os dados confirmam uma trajetória que GaúchaZH tem mostrado nos últimos meses em uma série de matérias sobre inovação. Ao longo de 2019, a reportagem passou por 11 cidades para apresentar os principais parques tecnológicos, as incubadoras e os hubs de independentes que fomentam o empreendedorismo tecnológico no Estado. 

O trabalho deixa claro como a inovação se tornou uma ambição nos polos econômicos — e já é um importante motor para a economia e a geração de emprego.

A reportagem rodou cerca 4 mil quilômetros, entrevistou mais de 150 empresários, acadêmicos e investidores e apresentou ao leitor pelo menos 50 cases que colocam o Rio Grande do Sul no radar mundial da inovação. Veja neste link mapa interativo onde estão as principais iniciativas no RS.