Blog
EventosRaças

RS: prévia Morfológica pré-seleciona novo grupo de exemplares da raça Crioula em Esteio

Postado em: 10/08/2020

Mais 104 animais seguem com chance de chegar à decisão morfológica
 
Após mais um final de semana com filas expressivas apresentadas na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi conhecido mais um grupo de animais que segue com chances na disputa por uma das 200 vagas na Exposição Nacional da Raça Crioula. Dos 174 exemplares admitidos na Prévia Morfológica RS 01, 104 foram pré-selecionados neste final de semana, por meio  da avaliação dos técnicos credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Luciano Correa Passos. Até o momento, dois terços das atividades pré-seletivas à final foram concluídas. Nesta atividade, as fêmeas vieram em maior número se comparadas aos machos, ou seja, 110 éguas passaram pela análise, o que equivale a 62% do total de participantes. As categorias de Potrancas (maiores e menores), por sua vez, representaram 41% dos inscritos na atividade, comprovando que cada vez mais a raça mostra seu standard morfológico desde a iniciação dos animais nas exposições, com a força dos exemplares mais jovens sempre evidente.

 

Ao final das três Prévias, 250 nomes serão elencados pelos técnicos avaliadores - 200 com vaga garantida na grande final da raça e 50 reservas. Não há número exato para seleção de cada categoria. “Será evidenciada primeiro a qualidade, e não a quantidade”, disse o gerente de Provas Funcionais, Exposições Morfológicas e Expansão da ABCCC, Gerson de Medeiros. Apesar de ser um ano atípico, devido à pandemia do novo Coronavírus, não houve queda no número de animais apresentados em pista. “Praticamente se equiparou ao ano passado, com as Passaportes”, avaliou.

 
Todas as atividades morfológicas que completam o ciclo 2020 da Morfologia do Cavalo Crioulo estão sendo concentradas em Esteio, dentro do protocolo sanitário e de distanciamento social necessário. Para a equipe da ABCCC, organizadora da seletiva, o modelo que mais se encaixou neste cenário atual foi o de prévias. “Fizemos então a primeira, das regiões 5, 7 e 8 e para o Rio Grande do Sul dividimos entre RS 01 e RS 02. Balanceamos o número de animais para não passar o teto da ocupação e assim conseguimos dar sequência no ciclo”, explicou Medeiros.
 

A Prévia RS 02 está agendada para acontecer entre os próximos dias 19 e 23 de agosto. O número de inscritos na última oportunidade de pré-selecionar animais para a I Exposição Nacional da Raça Crioula será divulgado em breve, bem como o catálogo.