Blog

Sistema digital dispensa tronco e pesa gado à distância

Postado em: 16/02/2021

BeefTrader monitora animais em tempo real e indica até “ponto ótimo” para negociar no mercado

Os cooperados da Coplacana já podem adotar o sistema de monitoramento BeefTRader da agtech @Tech para realizar a pesagem do gado à distância e em tempo real de seus animais.

O sistema de confinamento oferece vantagens a cooperados de pequeno e médio porte com a possibilidade de monitoramento de diversos indicadores na palma da mão pelo celular.


Software prediz o desempenho individual e indica Ponto Ótimo de Negociação (PON) para o produtor. (foto – @Tech)

O sistema permite que o animal seja pesado entre dez e doze vezes ao dia por estar acoplado dentro dos piquetes. Assim, o equipamento pesa o boi toda vez que ele vai beber água.

“O BeefTrader é um software que monitora e prediz o desempenho individual e diário do gado confinado, com o uso da tecnologia, indicando o Ponto Ótimo de Negociação (PON) para o produtor”, reforça Tiago Zanett Albertini, diretor da @Tech.

O confinamento do gado é um período crucial para os pecuaristas. A fase é importante para o rendimento de carcaça, cobertura adequada de gordura e outros indicadores e, consequentemente, uma produção de carne superior.

O BeefTrader também permite acompanhamento do processo de engorda por meio do aplicativo. Nele, o pecuarista pode verificar quase em tempo real a evolução dos animais sem precisar sair de casa.

Assim, o equipamento opera o confinamento de forma transparente com os principais indicadores e permite tomada de decisão para a máxima lucratividade. Inclusive, o software é capaz de indicar o melhor momento para negociar os animais.

Para isso, o sistema usa câmeras especiais, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) entre outras tecnologias.

Avance Hub

A novidade foi trazida pelo Avance Hub, o hub de inovação da Coplacana, cuja missão é justamente prospectar novas tecnologias que possam ser úteis aos cooperados.

“Nós identificamos as demandas para apresentar as melhores soluções para os cooperados. A nossa grande sacada é buscar novas possibilidades com o intuito de prever as dificuldades que os cooperados podem vir a enfrentar”, reforça Klever Coral, Diretor de Inovação do Avance Hub.

No caso, o BeefTrader passou a ser disponível no espaço Boitel da Coplacana, que apoia pequenos e médios pecuaristas a melhorar o rendimento. A cooperativa mantém o Boitel em sua Unidade de Grãos em Piracicaba desde 2008 e a cada ano investe para aprimorar o processo. (informações da assessoria de imprensa)