Blog

Startups do TECHSTART apresentam soluções digitais para o agro

Postado em: 28/02/2020

Programa apresentará resultados da aceleração de 11 agtechs em sua primeira edição e iniciará segundo ciclo

A Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub realizam hoje, a partir das 18h, em Campinas (SP), o Demo Day da primeira edição do programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital. O evento encerra o Batch 2019 com a apresentação das soluções digitais de 11 startups graduadas a um público de investidores, empresas, empreendedores e especialistas.

Iniciado em setembro do ano passado, o TechStart Agro Digital atraiu o interesse de pelo menos 96 startups de 20 estados brasileiros. Foram selecionadas empresas com atuação na criação de tecnologias nas áreas de bioinformática, aplicação de defensivos, operações de crédito, agricultura de precisão, manejo de pastagens, irrigação inteligente, gestão da propriedade, uso de drones e cana-de-açúcar.

Segundo a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, ao promover programas como esse, a Embrapa busca impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, baseadas em tecnologias da informação e comunicação.

“A ideia é avançar no atendimento aos grandes desafios do setor, com foco especial no aumento da produtividade e sustentabilidade, na redução de custos, no apoio à tomada de decisão no campo e na geração de mais valor para o agricultor”, ressalta.

O ciclo de aceleração seguiu um cronograma de 21 semanas, que incluiu etapas de mentorias e treinamentos visando apoiar as startups no teste e validação de produtos, na avaliação do posicionamento de mercado, formas de operação e projeções financeiras, além de contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de negócios e promover o relacionamento com investidores para alavancar as novas tecnologias.

Ao longo do programa, as startups participantes contaram ainda com benefícios exclusivos, como o uso da infraestrutura de coworking do Innovation Hub Campinas e o acesso gratuito às informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na Plataforma AgroAPI.

Para o diretor da Venture Hub, Érico Pastana, o Demo Day é o momento para as startups aceleradas mostrarem seus resultados e também para parceiros estratégicos conhecerem melhor novas soluções disponíveis no mercado.

“O evento consolida e fortalece o relacionamento entre a Embrapa, a Venture Hub, as startups e todo o ecossistema do agronegócio e representa uma ótima oportunidade para o networking com investidores e grandes empresas”, completa.

O TechStart Agro Digital tem ainda o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O evento também marca o lançamento da segunda rodada do programa.

Confira a relação das startups graduadas:

  • Aptah: Empresa de pesquisa e desenvolvimento de novos defensivos e kits diagnósticos para o mercado agroindustrial e pet. Especialista em biologia computacional, já recebeu R$ 1,3 mi em capital de fomento. Está presente em Goiás, São Paulo e em Delaware (EUA).
  • Birdview: Desenvolve, fabrica e opera implementos agrícolas para liberação de insumos biológicos em larga escala e a baixo custo.
  • Brazsoft: Desenvolve soluções que ajudam na organização dos dados e os transformam em informações objetivas da real situação financeira e produtiva de toda a fazenda.
  • Dominus Soli: Empresa pioneira a desenvolver soluções focadas no planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Por meio da rastreabilidade das operações, possibilita aumento de controle, produtividade e mitigação dos riscos socioambientais.
  • Gira: Fintech que tem o objetivo de levar maior segurança para operações de crédito agrícola. Atua em todas as regiões produtivas brasileiras e já geriu mais de R$ 4 bi em títulos e cessões de crédito, em mais de 1 milhão de hectares. Oferece serviço para concessores de crédito assim como estrutura e tomada de risco em CRAs e FIDCs.
  • Inceres: Plataforma digital agronômica flexível capaz de armazenar e processar dados estruturados e não estruturados para suportar as decisões no negócio. Entende a tecnologia digital como um meio para ampliar a capacidade humana de tomar as melhores decisões no agronegócio.
  • IZagro: Plataforma mobile e web gratuita que leva informações e alertas para mais de 50 mil agricultores em todo Brasil e os ajuda a tomarem melhores decisões conectando-os com consultores e distribuidores de insumos para busca de melhores oportunidades de informações e negócios.
  • Pasto Sempre Verde: Plataforma de gestão e manejo inteligente de pastagens que permite a multiplicação da produção de carne sem usar um único alqueire a mais de terra.
  • Pitaya Irrigation: Oferece soluções digitais e analógicas a partir de sensores de umidade do solo patenteados pela Embrapa e a Tecnicer Tecnologia Cerâmica para ajudar agricultores a irrigar com mais eficiência, precisão e sustentabilidade, de modo a produzir mais com menos desperdícios.
  • Precision Cane: Desenvolve tecnologias para a geração de toletes de cana padronizados e de alta qualidade, buscando tornar sustentável o plantio de cana-de-açúcar.
  • Verde Drone: Plataforma digital que conecta pilotos de drones, agrônomos e empresas mais próximas das áreas agrícolas. Desta forma, oferece uma rede que agiliza a produção de mapas georreferenciados e outros serviços, todos conectados pelo aplicativo mobile, gerando valor na cadeia do agronegócio.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa)